A importância do pequeno almoço

terça-feira, setembro 01, 2015


O pequeno almoço é uma refeição extremamente importante, pois sucede um período de jejum prolongado (enquanto estamos a dormir),  no qual o corpo continua a consumir nutrientes para se reparar, no caso das crianças, para crescer. 


O pequeno almoço deve ser completo, equilibrado e variado, ajustado às tuas necessidades.


A toma do pequeno almoço proporciona ao nosso corpo, um melhor rendimento físico e intelectual. Ao saltar esta refeição, as consequências negativas são: desconcentração, menor rendimento escolar/profissional, cansaço, tempos de reação aumentados, perdas de força muscular, dores de cabeça, etc.

Muitas vezes a falta de tempo é a nossa principal razão para não tomar o pequeno almoço, no entanto, o tempo de preparação e de comer não leva mais de 10 minutos, ou menos se o deixarmos preparado na noite anterior. 

Não tomar o pequeno almoço por estar a fazer "Dieta" é um absurdo, esta estratégia não funciona. Saltar esta refeição vai fazer com que o organismo utilize o músculo como fonte de energia e vai baixar o teu metabolismo, o que não ajuda nada a perda de peso. O saltar desta primeira refeição vai fazer com que, ao almoço ingiras mais comida para compensar a fome que sentes, o que compromete a tua perda de peso.

Existem casos em que, a razão para não tomar o pequeno almoço é a falta de apetite, mas mesmo assim tentar vale a pena, ao ingerir um alimento leve de cada vez, como um iogurte ou uma torrada,  pode levar a fazer uma refeição completa.


O pequeno almoço ideal 

Deve ser constituído por um alimento de cada grupo alimentar:

  • Um alimento integral rico em fibras (pão, cereais, etc.), pois vai fornecer energia de forma sustentada ao longo da manhã;
  • Um alimento proteico (lacticínios, ovos, queijo), que vai fazer com que nos sintamos saciados;
  • Uma fonte de energias, vitaminas, minerais (fruta), para começar bem a manhã;
  • E uma fonte de gorduras saudáveis (frutos secos, sementes, etc.) , que nos vai fornecer gorduras essenciais e vai estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

You Might Also Like

0 comentários

Fica à vontade para comentar, partilhar ou sugerir novos assuntos.
Obrigada pelo comentário, todas as opiniões são bem vindas.
Espero que gostes, Nana ♡

Sigo de volta | Respondo no respectivo blog